CULTURA

A palavra de origem germânica “Kultur” era utilizada no final do século XVIII como símbolo dos elementos espirituais de uma comunidade, por outro lado no mesmo período histórico o vocábulo francês “Civilization” determinava os feitos materiais de um certo povo, dessa forma Edward Tylor sintetizou essas duas expressões na palavra “Culture”.
Numa certa instância, assim como Tylor, a Sabiá desenvolve seus projetos na área da cultura de modo a sintetizar visões e valores de mundos que muitas vezes são vistos como distantes, em busca de um movimento de aproximação entre a arte popular e a escola erudita, a dança tradicional e a contemporânea, a arte-educação e a biodiversidade, sem a pretensão de descobrir qual o “ponto final” da apologia ao sincretismo pregada pela Pós-Modernidade.

Vozes da terra
Na Virada Cultural da cidade de São Paulo (edição 2008), novamente a ASSOCIAÇÃO SABIÁ deu voz aos artistas
populares e potencializou a difusão e movimentação da cultura tradicional brasileira. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Associação Sabiá colaboroucom a produção eorganização do Bloco daVirada, reunindo os mais
representativos grupos dearte popular da cidade.