SUSTENTABILIDADE

As realidades de nossa época apresentam problemas ambientais complexos que combinam aquecimento global, deteriorização dos ecossistemas, extinção de espécies, alienação da população e desigualdade social produzidos pela ação antròpica. Por outro lado, nesse mesmo tempo-espaço o ser humano é responsável pela conquista da comunicação planetária, o desenvolvimento de energias renováveis e de novas tecnologias agrícolas e sociais.

Em meio a esse paradoxal cenário global, a Associação Sabiá propõe em seus projetos de sustentabilidade a articulação sistêmica de ações nos segmentos convergentes à temática ambiental, sejam eles o âmbito social, cultural e econômico, visando promover interações entre a humanidade e os outros seres vivos que possam corroborar para o desenvolvimento de todos os indivíduos.


 1 - Saúde e Ambiente quem cuida é a Gente Atua junto às equipes de saúde da família, aliando ações socioambientais e sustentáveis à promoção e prevenção de saúde na Atenção Básica. Possui as seguintes estratégias de atuação: a elaboração de diagnósticos socioambientais; a sensibilização das equipes e da comunidade para compreensão do cuidado ao meio ambiente como fundamento para ao cuidado à saúde; o desenvolvimento de ações de educação em saúde voltadas para o desenvolvimento sustentável; e o fomento de projetos socioambientais e participativos, visando à melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.


2 - Hortas Organicas em UBS Visa formar e mobilizar as equipes de Saúde da Família e a comunidade para ações de promoção de saúde a partir de atividades voltadas à preservação ambiental, alimentação saudável e cultura de paz, desenvolvidas transversalmente à implantação de Hortas Orgânicas no contexto das unidades básicas de saúde da família. A Horta Urbana torna-se o ambiente de encontro da comunidade para oficinas, tais como: a espiral de ervas, as horta mandala, o “canteiro dos sentidos”, compostagem, minhocário, diversas técnicas de permacultura etc.